domingo, 16 de abril de 2017

Pesquisa sobre o uso das Redes Sociais Digitais (RSD) - Grupo 01: Facebook-CIAED


      Para Mahlmeister e Mattar (2016), o Facebook pode ser mais uma possibilidade de interação com os alunos no processo ensino aprendizagem, necessitando haver por parte do docente a interação de despertar o desejo de entrega cognitiva ao conteúdo e o método proposto. Enquanto isso, Lima et al (2016), apontam no sentido de que o Facebook como ferramenta de interatividade de ensino a distância, mostra-se bastante aplicável desde que existam trocas colaborativas. No qual o processo valoriza com destaque o envolvimento e o modo de aprendizagem dos alunos.
     Segundo Gama (2015), a utilização das redes sociais, principalmente o Facebook, torna-se uma poderosa ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem, principalmente pelo envolvimento dos alunos, devido a grande utilização desta rede social no cotidiano dos jovens estudantes. A ferramenta se mostrou eficaz, sendo um poderoso objeto de aprendizagem, capaz de modificar o comportamento do estudante.
     Para Oliveira (2015), o Facebook como instrumento de aprendizagem a distância e produção do conhecimento vem demonstrando algo positivo, tanto no ambiente escolar como fora dele. Percebe-se que, o uso das redes sociais e a implantação de metodologias que utilizam os meios tecnológicos têm colaborado para uma aproximação entre o professor e seus alunos na relação de aprendizagem.
     De acordo com Trindade et al (2014) o Facebook como suporte ao processo pedagógico é uma estratégia que se utiliza diferentes atividades online, permitindo ao professor combinar, em um mesmo curso, as vantagens já evidenciadas de ser um canal de comunicação mais aberta e informal, o que resulta em um ambiente de aprendizado mais rico pelo fato de contar com a familiaridade da maioria dos participantes com o uso desta ferramenta, favorecendo o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
     Conforme Oliveira e Mercado (2013) o artigo mostra a interação entre os professores e os alunos na educação, através da utilização de rede social, como apoio no processo de ensino e aprendizagem. Relata que o Facebook serve de diálogo e troca de informações de diferentes formas entre os alunos, abordando práticas pedagógicas, conteúdo das disciplinas, dúvidas sobre os conteúdos, fazendo o aluno desempenhar uma busca de informações com autonomia naquilo que lhe é favorável.



Referências:


GAMA, Carmem Lúcia Graboski da. O uso do Facebook como um objeto educacional para ajudar alunos em dificuldade na aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral como também da Geometria Analítica em diferentes localidades. Curitiba: 21°CIAED, 2015. Disponível: <http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_10.pdf>.  Acesso em 20 marc. de 2017.  

LIMA, Danilo Lopes Ferreira et al. Utilização da rede social Facebook como ferramenta de interatividade em disciplina a distância. Fortaleza: XXII CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), 2016. Disponível: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/108.pdf>. Acesso em 20 marc. de 2017.

MAHLMEISTER, Leticia; MATTAR, João. Facebook e ambientes virtuais de aprendizagem: análise da interação na educação a distância. São Paulo: XXII CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), 2016. Disponível: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/29.pdf>. Acesso em 20 marc. de 2017.

OLIVEIRA, Ana Paula da Silva Conceição. O uso do facebook como instrumento de aprendizagem e produção do conhecimento no curso de formação de professores. Rio de Janeiro: 21°CIAED, 2015. Disponível:<http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_101.pdf>. Acesso em 20 marc. de 2017.

OLIVEIRA, Carloney Alves de; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. As redes sociais como espaço de comunicação e interação entre professor e alunos da educação superior. Maceió: 19°CIAED, 2013. Disponível: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/295.pdf>. Acesso em 20 marc. de 2017.

TRINDADE, José Odair da et al. O uso do Facebook como ferramenta de apoio à aula de Química. Muzambinho: 20°CIAED, 2014. Disponível: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/72.pdf>. Acesso em 20 marc. de 2017.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário